quinta-feira, outubro 05, 2006

Joe Sharkey fala sobre a colisão

Depoimento do jornalista Joe Sharkey do New York Times sobre o acidente envolvendo o jato executivo Legacy da Embraer, do qual estava a bordo, e o boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, na Amazônia brasileira. No VEJA MAIS, está a transcrição em português.
Eu ainda acho que está história não condiz com a verdade, parece-me que o cara está tentando levantar bandeiras a favor dos pilotos americanos lá nos Estados Unidos, por que se depender daqui eles estão f*didos. Até agora, para mim, a versão mais próxima do que pode ter acontecido, foi dita pela Alexandre Garcia no Bom Dia Brasil:

“...enquanto o vôo 1907 seguia seu padrão, em uma aerovia percorrida todos os dias, um norte-americano, piloto do Legacy, pode ter se rendido à vontade de testar o avião recém retirado da fábrica, julgando a Amazônia um deserto também no ar.
Como o controle de terra exigia manter-se no nível padrão, ele teria desligado o transponder que o identificaria e atingiu o boeing justo na empenagem, que controla a direção e a profundidade. Os danos na ponta da asa e do estabilizador do Legacy testemunham que poderia estar manobrando inclinado…”
Ver texto na íntegra.

vídeo da entrevista com Joe Sharkey