navegue sem deixar rastros! =D
Em defesa da privacidade na internet, um grupo de gurus de segurança criou o Topark, um browser que não deixa rastros de navegação do internauta. O browser adaptado do Firefox é capaz de modificar o endereço IP (Internet Protocol) da máquina do internauta com uma frequência de poucos minutos, informam os criadores do software. O endereço IP é uma informação potencial para rastrear internautas na rede, tendo em vista que muitos sites coletam estes dados de seus visitantes.O grupo de criadores do Topark, que se apresenta como Hactivismo, argumenta que tem trabalhado em novas tecnologias para garantir o direito dos internautas à privacidade na internet. O browser gratuito, que está disponível para download, é uma versão do Portable Firefox, um sistema otimizado do browser da Fundação Mozilla capaz de rodar por meio de um memory stick conectado à porta USB (Universal Serial Bus) do desktop.
O Torpark ainda usa um sistema de criptografia para enviar dados ao The Onion Router, uma rede mundial de servidores apelidados de "Tor", que trocam dados de forma randômica, e tem o apoio da Electronic Frontier Foundation.
Já que apenas a conexão do usuário é anônima, o Torpark recomenda que dados como nome de usuário e senha sejam usados somente quando o browser exibir um cadeado dourado, sinalizado que o site visitado usa criptografia.
A interface do browser é muito semelhante à do Firefox. Ela mostra o endereço IP usado que será capturado pelos web sites na parte inferior direita da tela, apresentando um botão chamado "Flush Tor" que é acionado para buscar uma nova conexão com outro servidor - e endereço IP - da rede Tor. Em um teste feito de um computador em Londres, o Topark usou endereços IP de servidores registrados na Alemanha e nos Estados Unidos.
<< Home