Microsoft e PF se unem!
A Microsoft Brasil e a Polícia Federal se uniram para lançar a versão nacional do CETS (Child Exploitation Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Exploração Infantil), um projeto internacional com o objetivo de combater a exploração on-line de crianças.
O sistema utiliza várias tecnologias e está hospedado na sede da Polícia Federal, em Brasília. Ele possui, entre outras funcionalidades, um repositório de informações estruturado pelos próprios investigadores, facilitando o trabalho dos detetives na internet.
A idéia de criação do CETS surgiu quando um oficial do Serviço de Polícia de Toronto, no Canadá, insatisfeito com a falta de recursos tecnológicos disponíveis para ajudar neste tipo de crime, encaminhou um e-mail a Bill Gates pedindo apoio. Em resposta, a Microsoft começou a trabalhar com este departamento e com a RCMP [http://www.rcmp-grc.gc.ca/] (Polícia Real Montada do Canadá) para definir de que forma poderia atender as necessidades da força policial dedicada a esta tarefa.
Após o lançamento oficial em 2005, o CETS foi apresentado pela Polícia canadense para outros países e a Polícia Federal do Brasil foi uma das que primeiro demonstrou interesse no sistema e hoje faz parte do primeiro grupo de quatro países, completado por Reino Unido, Itália e Espanha, que receberam investimentos para a sua implantação.
<< Home