segunda-feira, dezembro 11, 2006

Disney volta a colocar curtas no cinema!

Segundo o site Frame per Second, uma tradição esquecida está sendo reavivada pelos estúdios Disney: Os curtas de animação que são exibidos antes dos longa-metragem.

Os curtas serão feitos nas técnicas de computação gráfica ou animação tradicional (em alguns casos, ambas no mesmo curta). Um dos projetos já em andamento é mais um episódio da série "Como fazer" do Pateta.

A idéia partiu de John Lasseter (viva a Pixar!!) com o objetivo de treinar os novos animadores e deixar um espaço para testar novas idéias. A mesma coisa que Walt Disney fazia décadas atrás.

Claro que a idéia de se fazer curtas não foi totalmente deixada de lado (vide os curtas da Pixar). Os animadores independentes começam a fazer seus curtas, depois passam para estúdios independentes, depois passam a fazer comercialmente até chegar num longa.

O que faz essa idéia renovada é o fato de um Mega-Boga estúdio entrar nesse mercado. Nenhum grande estúdio fez isso desde a Warner a alguns anos atrás. No entanto os filmes que tiveram um curta precendendo não fizeram tanto sucesso assim no cinema. O problema é que os curtas custam dinheiro para serem feitos (novidade!!!) e num ambiente onde estúdios e salas de cinema querem maximizar o número de vezes que um filme passa por dia, curtas não tem um espaço. Mas Lasseter afirma que curtas são um investimento a longo prazo e que a Disney, mais que qualquer outro estúdio, pode investir.

Vamos torcer para que essa idéia dure.